O MERCADO DE BITCOIN ESTÁ EM FASE DE BOLHA, DIZ ECONOMISTA DO CNBC

  • O bitcoin continua a subir mais de 100% nas últimas seis semanas, apesar da correcção em curso.
  • Muitos pensam que o BTC irá continuar mais alto nas próximas semanas.
  • No entanto, um economista de mercado está em baixa na Bitcoin.
  • Ele diz que a moeda criptográfica é provavelmente extremamente sobrevalorizada nas avaliações actuais, argumentando que poderia ser a maior bolha nos mercados neste momento.

BITCOIN PROVAVELMENTE EM FASE DE BOLHA, ARGUMENTA O CONVIDADO DO CNBC

Mesmo após uma correcção de $34.000 para $32.500, o Bitcoin continua a subir mais de 100% nas últimas seis semanas. A moeda criptográfica negociada a novos máximos de sempre na sexta-feira, enquanto o capital institucional continuava a fluir para o BTC.

Muitos no espaço acreditam que este rally se baseia em fortes tendências fundamentais, tais como a desvalorização do dólar dos EUA. Também tem havido uma grande quantidade de Bitcoin acumulada tanto por agentes retalhistas como institucionais.

No entanto, nem todos estão convencidos de que o mercado vai continuar a disparar mais alto.

David Rosenberg, o economista chefe da Rosenberg Research, comentou recentemente que pensa que os mercados globais estão em excesso. No mercado de acções, saltando Bitcoin por agora, afirmou o investidor:

„Com base no nosso trabalho de avaliação [bolsista], estamos entre 20% a 30% sobrevalorizados com base num conjunto de métricas diferentes“.

Ele fez eco deste sentimento de baixa para a Bitcoin, argumentando que pode ser a maior sobreavaliação/bolha nos mercados actuais.

„O movimento parabólico em bitcoin num período de tempo tão curto, eu diria que para qualquer segurança, é altamente anormal“.

Apesar do seu cepticismo em relação ao Bitcoin, ele disse que continua a ser um touro de ouro. Ele observou que o metal precioso tem cerca de 20% da volatilidade que o Bitcoin tem e pode torná-lo um bem mais seguro como resultado.

MUITOS PEDEM PARA DISCORDAR

Embora haja uma série de outros economistas que pensam que Bitcoin está sobre-comprado, a trajectória geral do BTC permanece alta de acordo com os proeminentes investidores de Wall Street.

Embora não seja inteiramente representativa da actual acção de preços, o Grayscale’s Bitcoin Trust acrescentou mais de 12.000 BTC no dia 22 de Dezembro.

Há também notícias que indicam que fundos proeminentes de Wall Street continuaram a desviar capital para Bitcoin.

No final de Dezembro, a MicroStrategy confirmou que tinha adquirido cerca de 650 milhões de dólares de BTC do mercado aberto. Essa compra aumentou agora em mais de cerca de 300 milhões de dólares, complementando as suas actuais participações na principal divisa criptográfica.

Esta mudança não foi totalmente inesperada.

Travis Kling, o fundador da Ikigai, comentou a acção de preços da Bitcoin no dia 26 de Dezembro:

„Está a tornar-se rapidamente claro que o comércio da dor em #Bitcoin é muito mais elevado. É evidente que as instituições estão a chegar c/ grandes cheques. Grande parte desse capital ainda tem de „passar por docs“ e „comité de investimento“. Eles pensaram em comprar 20 mil dólares. Terão sorte em comprar 30 dólares“.

No entanto, se esta acção de aumento de preços continua ou não, por enquanto, ainda não se sabe.